top of page

Muito se tem ouvido falar do Coaching, mas o que de fato é Coaching?

Atualizado: 3 de nov. de 2021



O Coaching é um processo que acontece através de uma parceria entre o profissional Coach e o cliente (coachee) cujo foco é atingir um determinado estado desejado de forma estruturada e rápida.

Esse estado desejado é o objetivo do cliente e pode estar voltado tanto para aspectos profissionais quanto para aspectos pessoais. Alguns exemplos são: desenvolvimento de competências que viabilizem uma promoção, planejamento e coragem para fazer uma transição de carreira, autoconhecimento e autodesenvolvimento, aumento da produtividade, aumento do autocontrole, clareza da missão e do propósito de vida, entre outros.

O objetivo de contratar um Coach para ajudar você a chegar lá é que, com o apoio desse profissional, fica muito mais rápido atingir o objetivo desejado. Isso acontece porque o Coach utiliza técnicas, ferramentas e metodologia para conduzir um processo direcionado e focado no resultado esperado. A Neurociência, Administração, Psicologia Positiva e a Filosofia são algumas bases do processo de coaching.

Como isso acontece na prática? O processo geralmente é realizado através de um número pré-determinado de sessões que ocorrem semanalmente. Isso pode variar a depender do cliente, do objetivo e do Coach. Cada sessão terá como foco um tema específico vinculado ao objetivo do coachee e entre as sessões algumas atividades são propostas de forma a gerar movimento rumo ao resultado esperado.

É importante ressaltar que o processo de coaching ocorre de dentro para fora do cliente, ou seja, o coach não irá propor um caminho pré-estabelecido para o coachee atingir o seu objetivo. O coach irá ajudar o seu cliente a elaborar de forma prática o caminho que deseja seguir e que faz sentido para si mesmo. É um processo em que se propõe o aprendizado e a ação do coachee.

Desta forma, também é importante diferenciar o Coaching da Mentoria ou Aconselhamento. Nesses dois casos, o Mentor ou Conselheiro fornece informações pautadas na experiência que possui e compartilha com seus clientes. Ou seja, o conhecimento flui de fora para dentro do cliente porque o conhecimento veio de outra pessoa. Já o papel do Coach é potencializar e desbloquear as capacidades e habilidades do seu coachee de forma que ele mesmo seja capaz de traçar o melhor caminho para si. O Coach não ensina o coachee, ele ajuda o coachee a aprender através da tomada de consciência dos seus recursos internos.

Então, deu para entender o que é coaching? Você sabe qual é o seu estado desejado, ou seja, aonde você quer chegar? Sabe como fazer isso?

Se você ficou em dúvida do que responder ou anda meio sem saber para onde ir, o coaching também pode ajudar.


1.826 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page