top of page

Estudo de caso – Alavancando a carreira na crise

Atualizado: 4 de jun. de 2020



Muitos profissionais estão perdendo seus empregos nessa crise (COVID-19), porém, muitos outros estão alavancando as suas carreiras e até conseguindo empregos! Conheço vários destes, inclusive são clientes meus, e venho compartilhar com você um estudo de caso para ilustrar como podemos nos destacar em cenários assim.


Para manter o sigilo do(a) cliente, não será dada nenhuma informação sobre a empresa, segmento, estado/país, nome, idade ou gênero. Mas, para facilitar a minha escrita e a sua leitura, vamos chamar essa pessoa de Carlos.


Contexto


Carlos já trabalha nessa empresa há alguns anos, durante esse tempo, acompanhou diversas mudanças na gestão, fusões e aquisições. Tendo realizado um bom trabalho nesse período, no último ano recebeu uma promoção e passou a gerenciar uma frente de trabalho específica dentro empresa.


Com o novo desafio e com uma equipe considerável para gerenciar, Carlos viu-se motivado a procurar um apoio externo para que desempenhasse ainda melhor a sua função. Entrou em contato e iniciamos, no primeiro trimestre deste ano, o Processo de Coaching de Liderança.


Cenário quando a COVID-19 tornou-se uma ameaça


A empresa trabalhava majoritariamente com clientes presenciais e fazia venda de produtos de forma online. Boa parte do faturamento vinha do público presencial.


Por conta da pandemia, a parte presencial da empresa precisou parar completamente e todo mundo começou a trabalhar no formato home-office. Isso gerou uma redução drástica do faturamento.


Alta gestão


A alta gestão, com pouquíssimo conhecimento sobre o mundo digital, logo de início encontrou muitas dificuldades em tomar decisões assertivas e o caos começou a se instaurar na empresa. Sem novas ideias e transmitindo insegurança sobre como fazer para a empresa não quebrar a situação estava ficando bem tensa.


Colaborador


Quando o home-office entrou em vigor, Carlos, que há poucas semanas já estava trabalhando fortemente a sua liderança, elaborou estratégias para manter o time motivado e comprometido mesmo com redução salarial. Através de uma abordagem individualizada conseguiu manter-se perto de todos, mesmo estando longe. O time se mostrou participativo, entregando tudo que era necessário e com alto nível de engajamento.


Trabalhamos estratégias de reports para alta gestão saber que aquela área estava em ordem, funcionando bem e trazendo resultados para a empresa.


Bem, isso deu tão certo que, em pouco dias, a equipe do Carlos dobrou de tamanho porque ele ficou responsável por outro time cujo gestor precisava se dedicar a outras frentes.


Carlos virou o “ponto de suspiro” da alta gestão porque tudo que estava sob a sua responsabilidade estava rodando bem e a direção sabia de tudo proativamente, sem precisar perguntar.


Além de desempenhar muito bem o seu papel e aumentar significativamente a sua presença profissional, Carlos começou a mapear oportunidades para aumentar o faturamento da empresa.


Ele foi capaz de identificar uma oportunidade única no mercado de fornecimento do material fabricado pela empresa para outro setor que nunca haviam feito negócios antes. Isso ajudou o novo setor/cliente a resolver um problema específico por conta da crise. Acredite, deu muito certo!


De início, alguns colegas da alta gestão que estavam descrentes acharam que era impossível fazer esse tipo de negócio e diziam que tal produto devia ser disponibilizado gratuitamente. Carlos foi lá, negociou e conseguiu fazer a venda! A diretoria ficou surpresa e reconheceu Carlos que, neste momento, já estava ficando mais envolvido do que nunca nas novas estratégias para empresa.


Outro fator relevante foi que ele teve uma excelente visão estratégica quando aproveitou colaboradores internos com grande influência digital para patrocinar novas campanhas de marketing da empresa.


Com tudo isso, ele entrou na linha de frente da alta gestão para poder levar seus conhecimentos sobre o mundo digital e sobre as possibilidades que enxergava para empresa. Nesse meio tempo, sugeriu a criação de um novo departamento interno para resgatar clientes antigos.


Daqui para frente, a história vai continuar se desenrolando e, sem sombra de dúvidas, outros excelentes resultados virão a acontecer.


Preciso ressaltar que houve alguns fatores críticos de sucesso que contribuíram para que tudo isso acontecesse dessa forma:


1. Já estávamos trabalhando seu estilo de liderança e seu engajamento com a equipe estava cada vez melhor, seus pontos fortes estavam bem evidentes quando a empresa precisou se ajustar a nova realidade.


2. Com uma liderança engajadora e capaz de enxergar a individualidade de cada colaborador, ele foi capaz de manter a sua área funcionando muito bem.


3. Isso tudo aumentou significativamente a sua autoconfiança fazendo com que seu olhar de oportunidade estivesse muito mais forte do que os receios e medos da crise.


4. Com isso, ele pôde pensar em como trazer novas formas de faturamento para empresa.


5. Com um posicionamento profissional adequado, comunicação estratégica e bastante presença profissional, foi capaz de levar as suas ideias à alta gestão e ser bem recebido.


6. Teve coragem de se posicionar de forma firme em certos momentos para que seu conhecimento e experiência fossem respeitados por outros colegas.


Em paralelo a tudo isso, preciso reforçar que também trouxemos diversas técnicas para que Carlos aumentasse sua inteligência emocional e seu bem-estar durante o isolamento social.


Alguns exemplos disso foram livros, vídeos, meditações e atividades físicas em casa. Ele sempre esteve muito aberto a se desenvolver por completo!


Se desejamos ter bons resultados na nossa carreira, precisamos cuidar da parte do nosso bem-estar também. Afinal de contas, por mais que a gente tente separar a vida pessoal da profissional, é a mesma pessoa que vai ter que desempenhar vários papéis. A essência permanece!


Espero que o estudo de caso tenha inspirado você e tenha dado dicas do que você pode fazer melhor dentro do seu contexto!


Conte comigo!


Grande abraço,

Germana.

150 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page