top of page

Como fazer deste momento (COVID-19) uma oportunidade para sua carreira?


Pode parecer muito contraditório ou extremamente difícil pensar na situação em que estamos vivendo como oportunidade, mas estou aqui justamente para provocar em você uma visão diferente e, quem sabe, ajudar a sua carreira a alavancar.


Com o COVID-19, a incerteza se elevou a um patamar inesperado! Incertezas referente à nossa saúde e aos aspectos econômico e político estão impactando diretamente o cotidiano dos profissionais em todas as áreas.


As empresas estão tentando sobreviver, se reinventar e enxergar como sair dessa! Ninguém estava preparado para tanto. Nesse cenário de instabilidade, vamos explorar as oportunidades para os profissionais. Desde aquele que está na linha de frente, no operacional ou na liderança tentando remar para algum lado, até aquele que está sem emprego agora.


Separando em dois grandes grupos, podemos considerar:

  1. Profissionais que estão empregados (ou com fonte de renda)

  2. Profissionais que estão desempregados (ou sem fonte de renda)

Sugiro que você leia sobre os dois, pois as informações de ambos os cenários podem servir para você!


Como ver oportunidades para quem está empregado?


Se você está empregado, trabalhando de casa, em home-office, ou presencialmente, esse momento traz inúmeras oportunidades para aumentar a sua presença profissional.

Costumo chamar de presença profissional a habilidade de se colocar no ambiente de trabalho (seja em reuniões ou no cotidiano), de agir, de pensar diferente, de se vender e trazer resultados para organização.


Agora, mais do que nunca, a presença profissional pode ser um fator decisivo na percepção que é gerada sobre você na empresa e pela sua liderança. Então, como fazer para melhorar?


Em primeiro lugar, preciso que você entenda que os líderes da alta gestão e donos de empresas, ou seja, aqueles que estão tomando as grandes decisões, estão passando por um momento de muita pressão! Pode ser que eles não saibam exatamente o que fazer, que estejam desesperados, buscando soluções rápidas e sem tantas informações, se apegando a alternativas que talvez não sejam as mais eficientes e por aí vai... Ou seja, entenda o que está se passando na alta gestão, se coloque nesse papel e sinta o frio no estômago que iria te causar.


Partindo dessa percepção, a primeira coisa que você precisa ser nesse momento é um “ponto de suspiro” ou “de alívio” para o seu gestor. Está na hora de você ser uma figura que gere confiança e tranquilidade para ele(a) e não que aumente a pressão.


Uma forma de fazer isso, e que tem dado muito certo com meus clientes, é gerando feedbacks proativos sobre o status das atividades. Não espere seu gestor vim perguntar como está o andamento dos assuntos nos quais você está envolvido, informe de maneira antecipada. Você pode fazer isso de várias formas: por e-mail com bullet points, mensagem por whatsapp (ou aplicativo da empresa), atualização de tarefas em plataformas que gerenciam as atividades do time, entre outros.


Entenda a forma que seu gestor prefere receber informações, se adapte a ela e o mantenha atualizado!


Isso vai aumentar o nível de confiança em você e no seu trabalho! Além disso, você vai deixar se der um ponto de preocupação e mais uma coisa da qual ele precisa cuidar para se tornar um ponto de apoio e suporte nesse cenário desafiador.


Outra forma de aumentar a sua presença profissional é trazer oportunidade e soluções! O que poderia gerar valor para empresa agora? O que se, feito de maneira diferente, poderia melhorar os processos, gerar otimizações, aumentar a base de clientes, ser um diferencial? Pense como dono do negócio ou gestor da sua área e comece a gerar uma análise crítica do que realmente pode trazer impactos positivos para a empresa.


Quando tiver a ideia, antes de divulgar e sair fazendo alarde sobre isso, faça uma breve validação para que você compartilhe com seu gestor somente se você tiver algum embasamento para dar. Avalie questões como: Quais problemas ela resolve? Por que pode dar certo? Quanto custaria? Quanto tempo demoraria para ser colocada em prática? As pessoas, conhecimento e recursos necessários estão disponíveis? Que tipo de resultado se espera dessa ação?


No próximo artigo, vou compartilhar um estudo de caso de um cliente que está alavancando a sua carreira de uma forma que eu nunca tinha visto antes no meio da crise!


Por fim, mantenha-se ativo nas discussões, reuniões e nas trocas de informação com a equipe também! Um grande desafio do home-office e dos momentos de crise é conseguir se manter ativo e com o engajamento que são necessários nesse momento. Por isso, faça uma força extra, mostre que a empresa, seus colegas e superiores podem contar com você em momentos turbulentos como esse!


Ah, evite ser a pessoa que somente leva notícias ruins e que apenas se lamenta pela situação que estamos. Estamos todos sofrendo, cheio de medos e angústias, precisamos nos apoiar para sair dessa. 😉


Resumindo, é o momento de aumentar a sua presença profissional e você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Seja um “ponto de suspiro ou alívio” para seus superiores através de feedbacks constantes sobre o andamento das atividades.

  • Buque ver oportunidades e trazer e novos olhares para a área ou para o negócio.

  • Mantenha-se ativo nas discussões e mostre que a empresa pode contar com você!


Como ver oportunidades para quem está desempregado?


Se você está sem emprego nesse momento ou se é um profissional liberal e está sem fonte de renda, ainda assim, podemos tirar proveitos dessa situação!


Em primeiro lugar, aproveite os inúmeros cursos que estão sendo oferecidos para atualizar-se no mercado. Diversas plataformas disponibilizaram conhecimentos gratuitos e ainda geram certificados. É uma excelente oportunidade para se atualizar, conhecer novas ferramentas de trabalho, novos conceitos, e trabalhar no seu desenvolvimento profissional.


Outra oportunidade, uma das maiores na minha visão e que serve tanto para quem está empregado quanto para quem está desempregado, é ativar ou aquecer o seu networking, a sua rede de relacionamento. Nunca foi tão fácil ter um assunto para entrar em contato com pessoas que fazem parte da sua rede.


Você pode utilizar plataformas como o LinkedIn, Instagram, Facebook, e-mail ou WhatsApp para entrar em contato e saber se a pessoa está bem, como ela e a família estão, como está o cenário profissional e ir gerando uma conversa construtiva a partir daí! É um ótimo momento para ser lembrando e ser aquela pessoa que vai aparecer com palavras de apoio, incentivo e também vai se colocar à disposição para conversar e dar algum suporte, se necessário.


Atenção: não apareça pedindo nada, ok?! Networking se faz através de conversas leves, compartilhamento de conteúdo que agreguem valor e dando apoio. Aos poucos, o assunto emprego e oportunidades podem surgir, mas lembre-se: aos poucos!


Além disso, esse também pode ser um momento para avaliar a sua carreira, pensar no que você construiu até aqui e onde deseja estar daqui a alguns anos. Repense se deseja manter-se no caminho que tem seguido ou se agora seria uma ótima oportunidade de mudar! Isso envolve a necessidade de gerar autoconhecimento e um pensamento estratégico.


Por fim, a última oportunidade é a de se preparar como nunca para um processo seletivo. Mesmo com esse cenário existem empresas contratando e continuando seus negócios, por isso, você precisa estar pronto caso uma oportunidade surja! Estou falando de estar preparado para entrevistas, ter um currículo adequado, atrativo e atualizado com novos conhecimentos.


Resumindo, temos as seguintes oportunidades:

  • Atualizar o conhecimento através de cursos e especializações

  • Ativar o networking de forma genuína e estar à disposição para contribuir

  • Aproveitar para ter um momento para pensar estrategicamente na sua carreira

  • Estar preparado para novos processos seletivos


Esteja você empregado ou não, crises sempre trazem a chance de desenvolvimento, criatividade, reinvenção e muitas oportunidades. Às vezes, não conseguimos enxergá-las sozinhos à primeira vista, mas se nos esforçarmos, vamos conseguir ver além!


Espero ter contribuído um pouco para você e para a sua carreira!


Conte comigo!

186 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page