top of page

Balanço - 1º semestre de 2020



Estamos chegando na metade de mais um ano, 50% do caminho andado! Os ciclos ajudam demais na nossa organização, capacidade de planejamento e, o que eu mais gosto, é a chance de avaliar como tudo caminhou até aqui.


Quem diria que 2020 seria um ano com tantas surpresas! As vezes ouvimos isso de pessoas próximas que viveram eventos inesperados, mas, desta vez, todos nós compartilhamos uma experiência ao mesmo tempo coletiva e individual com a pandemia.


Mesmo com tudo isso, a oportunidade de fazer uma retrospectiva se mantém e nos abre portas para refletir sobre o que faremos daqui para frente e sobre onde vamos colocar a nossa energia.


Quando olho para esses últimos 6 meses, sou invadida por um misto de emoções.


2020 começou com uma das férias mais incríveis que já tirei. Fechei minha agenda por 25 dias e fui fazer um retiro para aprofundar em algo que me faz muito bem: yoga e meditação. Foram semanas muito ricas, cheias de aprendizados e desenvolvimento pessoal. Para mim, a Yoga e a meditação são ferramentas que potencializam o meu trabalho com pessoas, me deixam mais presente, consciente e com uma escuta cada vez mais ativa. Além de me ensinar a lidar com desafios diários e a manter o conforto dentro do desconforto que são os eventos inesperados dessa vida. Para trabalhar com pessoas, preciso estar em constante desenvolvimento...


Meados de fevereiro chegou, a rotina voltou ao normal por apenas 1 mês até que a pandemia invadisse a nossa realidade. A incerteza em diversos aspectos foi elevada a um patamar inacreditável e tivemos que nos adaptar.


Ainda assim, quando parei para fazer a minha retrospectiva desse período fiquei alegremente assustada com os resultados gerados em tão pouco tempo. Até aqui foram:

  • 3 multinacionais atendidas com processos de Leadership e Team Coaching (Obs: conseguimos manter os processos de forma 100% online e está sendo muito produtivo!)

  • 2 pequenas empresas nacionais atendidas para desenvolvimento de liderança e consequente expansão

  • Dezenas de profissionais atendidos localizados em todas as regiões do Brasil, nos EUA e na China.

  • Atuação com profissionais de diversos cargos e formações completamente diferentes, algumas foram: empresários, administradores, atores, advogados, contadores, engenheiros, professores, desenvolvedores de softwares, médicos, publicitários entre outros.

Está sendo incrível perceber e vivenciar como o contexto online está mudando a dinâmica das profissões e a mentalidade de muitos profissionais. O interesse no desenvolvimento da carreira aumentou reforçando a conscientização de que o responsável pela carreira é o próprio profissional. O papel da empresa mudou faz tempo. Hoje, ela facilita seu desenvolvimento, mas quem tem que ter as rédeas e dar o direcionamento é o profissional e não mais a empresa. É o chamado Protagonismo na Carreira sendo mais relevante do que nunca.


Nesse período e dentro deste contexto, tive solicitações de diversas demandas de desenvolvimento como:

  • Elaboração de planejamento estratégico de carreira;

  • Geração de clareza do caminho profissional a seguir;

  • Preparação para entrevistas e elaboração de estratégias para recolocação;

  • Transição de carreira e mudança de emprego;

  • Desenvolvimento da postura e presença profissional;

  • Desenvolvimento da liderança e aumento do engajamento do time.

Alguns fatos inusitados também aconteceram nesses últimos 6 meses e adoro lembrar desses episódios:

  • Fui chamada de “hub de conhecimento” por um cliente de TI. Ele disse que me via dessa forma por acumular conhecimento de tantas realidades diferentes. Achei bem criativa a visão dele sobre o meu trabalho!

  • Bati a marca de mais de 70 depoimentos no meu site! São visões individuais sobre tudo isso para inspirar profissionais a buscarem se desenvolver. Fora estes relatos, muitos outros não são expostos pela solicitação de confidencialidade do Processo.

  • Cada vez mais recebo relatos de clientes que passaram a utilizar as técnicas de coaching no trabalho e com a família! Eu fico muito orgulhosa de saber disso porque mostra uma atenção maior e uma escuta ativa em setores diferentes da vida!


Sobre trabalhar durante a pandemia, confesso que vivi momentos desafiadores e tive que bolar estratégias para estar “bem” durante esse período intenso. Algumas delas foram:

  • Reduzi bastante o consumo de notícias separando momentos e dias certos para me atualizar

  • Faço práticas de meditação e yoga diárias

  • Busco focar no agora e no que está ao meu alcance de ser feito

  • Reforcei ações que aumentam o nível de bem-estar: leitura de temas de desenvolvimento pessoal/espiritual, música ambiente, inclusão de aromas nos ambientes e reforcei uma alimentação saudável.

Bem, se pudesse, ficaria aqui só compartilhando histórias e experiências com cada um de vocês para poder contribuir com a sua jornada!


Eu espero que essa retrospectiva tenha inspirado de alguma forma e agora proponho você a colocar no papel como foram esses 6 meses.


Quais eventos foram mais relevantes? Como tem sido lidar com a pandemia? Quais resultados foram bons e quais nem tanto? O que você tira de bom de tudo isso? Quando você volta nesses últimos 6 meses, quais acontecimento trazem maior sensação de realização?


No próximo artigo vou trazer uma novidade para ajudar você a olhar para os meses que estão por vir! Estou preparando novas ferramentas e, em breve, você vai saber as novidades! =)


Conte comigo!


Grande abraço,

Germana.

100 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page