top of page

3 Passos para alcançar seus objetivos em 2024

Atualizado: 25 de abr.




Primeira segunda-feira de 2024 e o momento não poderia ser mais propício para pensar no ano que está por vir!

Sabemos que 2023 não foi fácil. Além de tudo o que aconteceu, esse ano que passou ressaltou como eventos externos acontecem de forma imprevisível e nos tiram do rumo. É, não temos controle do que está por vir.


Costumo dizer que planejamento serve apenas para dar um norte porque a única certeza que tenho é que a realidade vai ser diferente, já que não controlamos tudo.


Por isso, estou aqui hoje, para te ajudar a pensar em como estar preparado para este novo ano.

Mas, antes de olhar para frente, não podemos esquecer do ano que passou e das lições aprendidas com ele. Afinal, a nossa história guarda mais ensinamentos do que imaginamos.


Pegue um lápis e um papel ou o seu bloco de notas e comece listando os 3 melhores acontecimentos neste ano que passou. O que aconteceu de bom? O que te marcou positivamente?


Em seguida, vamos pensar no que aconteceu que não foi bom. Quais foram 3 piores momentos para você?


A partir daí, pense o que você leva de cada um deles. Quais aprendizados trouxeram?


Leve o tempo que precisar para pensar nessas respostas. Registre o que vier na sua mente.


Com essa breve retrospectiva, vamos começar a olhar para frente, para 2024.


Para ajudar, podemos pensar em diferentes áreas da vida e escrever sobre como você quer estar se sentindo em cada uma delas. Algumas opções de áreas da vida são:

  • Carreira

  • Desenvolvimento intelectual (Capacitação)

  • Finanças/Investimentos

  • Relacionamentos

  • Pessoal

  • Espiritualidade

Você pode incluir, excluir ou modificar cada uma dessas áreas de forma que faça sentido para você.

Para cada uma, pense em como você gostaria de se sentir e nos acontecimentos ou realizações que evidenciariam essas sensações.


Junto com esta reflexão, busque compreender o porquê isso é importante para você. Com esse entendimento, temos mais chances de permanecer firmes nas nossas metas.


Ter a clareza das evidências é fundamental. Vou dar um exemplo. Imagine que na área "Pessoal" você escreveu que gostaria de se sentir com a autoestima mais elevada.

O que você poderia fazer para evidenciar esse aumento da autoestima? Falar em um grupo com naturalidade, vestir certo estilo de roupa, ter iniciativa no relacionamento, dividir suas opiniões, cuidar mais de si mesmo, etc.


Observe que, com as evidências, é possível traçar algumas ações para medir esse aumento de autoestima. Por outro lado, se não houver evidências, esse objetivo fica muito intangível, quase que inalcançável. Além disso, passa a ser frustrante perseguir algo que mal conseguimos expressar em ações.


Daqui para frente, precisamos transformar esses objetivos futuros em pequenas etapas, realizáveis no período de 1 ano. Sugiro a criação de, pelo menos 3 etapas para cada objetivo.

Então, é como se você quebrasse um grande objetivo em pequenas partes ou atividades.

Vou dar outro exemplo para área da vida Carreira:


Objetivo: "Conseguir um avanço de nível"

Etapas:

  1. Mapear as responsabilidades e o que se espera dentro da empresa neste nível

  2. Avaliar o desempenho e conhecimentos pessoais em relação ao item 1

  3. Dependendo do item 2, adquirir um novo conhecimento, engajar-se em iniciativas da empresa/área e buscar atitudes que possam dar insumos da preparação para o próximo nível.

Você consegue perceber como estas 3 etapas ajudam a criar um plano de ação para o objetivo principal? É claro que, dependendo das respostas, esse plano pode ser realizado em 1 ano ou pode ser que precise de mais tempo. Seja realista.


Também há outros tipos de objetivo que funcionam muito bem com ações repetidas de forma consistente. Um exemplo que eu posso dar disso é no caso da área Espiritualidade a ação de meditar todos os dias ou algumas vezes por semana. Não desanime se não cumprir um dia, apenas lembre-se de retomar e tenha sempre em mente o porquê que você escolheu este objetivo para você.


De posse do seus objetivos e das evidências, você deve separar um tempo na sua agenda para que possa realizar as atividades ao longo das semanas, meses e do ano.


Para ajudar você pode utilizar aplicativos de gestão do tempo ou agendas virtuais.

Dois Apps que funcionam muito bem comigo são o Google Agenda, para a gestão de tempo, e o Todoist, para gestão de atividades e projetos. Veja um print do meu Todoist:





Bem, é claro que aqui você está apenas lendo e tendo insights de como fazer as coisas acontecerem para você. Mas, na prática, o ideal é você separar alguns dias para pensar em tudo isso, se organizar, e saber para onde direcionar o seu foco ao longo deste ano.



Resumindo, os 3 passos que fizemos juntos foram:

  1. Retrospectiva de 2023 com seus aprendizados

  2. Definição de objetivos por área da vida com mapeamento de evidências

  3. Quebra dos objetivos em etapas para definição das ações



Lembre-se que flexibilizar e aprender a lidar com as mudanças repentinas de percurso vão trazer leveza para o seu caminhar.


Não controlamos o que ocorre fora de nós, mas podemos buscar gerenciar as nossas emoções de forma a fazê-las trabalhar em nossa favor!


Para 2024, busque ter as suas melhores intenções em cada ação para que o ano frutifique.


Espero ter contribuído com você! Um excelente começo de ano!


180 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page