top of page

Palco x Bastidor

Atualizado: 20 de out. de 2021


Foi através de algumas sessões com clientes diferentes que vi a necessidade de falar mais sobre esse tema! Nossa! Como temos a tendência de comparar o palco de outras pessoas com o nosso bastidor.

Quando você vê alguém realizando uma excelente apresentação, falando bem e de maneira articulada, quando observa uma pessoa muito boa em um esporte, muito inteligente em um assunto ou que conquistou coisas que você também deseja, geralmente olhamos para essa situação e pode ser que surjam pensamentos como: “pra ele(a) é mais fácil porque....”; “nossa, nunca vou conseguir ser dessa maneira”; “claro que ele(a) consegue tem uma condição melhor”; “olha como ele(a) tem uma boa aparência”; “o chefe dele(a) também permite”; etc..


Temos uma enorme tendência de observar o resultado alheio e automaticamente comparar essa situação com o nosso estado atual, com o nosso bastidor, com nossas inseguranças e desafios. Você precisa entender que o que você observa é o palco, o resultado de muitas situações vividas em bastidores que desconhecemos.


Quanto mais você comparar o palco de outras pessoas com o seu bastidor pior você vai se sentir. Seus objetivos parecerão mais distantes e sua autoestima, provavelmente, vai cair!

Podemos fazer um paralelo com as redes sociais, que são um grande festival de palcos. A foto perfeita veio após muitas outras. O sorriso alegre pode estar escondendo uma tristeza profunda. A foto pode representar um momento feliz, mas na verdade aquele dia foi péssimo e por aí vai... Por trás de cada imagem existe um contexto, um bastidor que não observamos, que não é revelado.

O mesmo acontece quando observamos os resultados de outras pessoas. De repente, aquele que se portou muito bem na reunião estava muito nervoso, mas não transpareceu, treinou horas a fio e teve que superar vários medos para estar ali, precisou abrir mão de situações importantes em prol daquele resultado.

É importante ressaltar que não fazemos ideia do bastidor que acompanha cada palco. Conhecemos apenas os nossos bastidores.

O erro consiste em comparar palco com bastidor. É como comparar laranjas com bananas. Nunca se esqueça que por trás de um evento existiram muitas outras coisas que desconhecemos.

Gosto de uma frase que diz que “as pessoas são recompensada em público por algo que elas praticaram muito sozinhas”. E é verdade! Lembre-se disso.

Hoje, há um movimento crescente onde pessoas e celebridades buscam mostrar seus bastidores para que possamos nos identificar melhor com aquela história. Para que possamos perceber que ali existem pessoas comuns, cheias de medos e desafios assim como todos nós!

Isso é interessante porque começa a trazer uma observação mais coerente de bastidor com bastidor! Isso aproxima e faz com que tenhamos maior afinidade.

Mas, independente desse movimento, tenha em mente que por trás de cada ação e resultado aconteceu muita coisa e ainda acontece! Assim é com cada um de nós, assim será com você!

Não há passe de mágica, há muita ação, foco e esforço na direção que você deseja!

Portanto, erga a sua cabeça e trabalhe bastante nos seus bastidores para que tenha o resultado que busca em sua vida profissional e pessoal! Somos muito mais parecidos do que imaginamos e enfrentamos monstros que possuem os mesmos nomes! 😉


Gostou do artigo? Clique aqui para conhecer mais de perto o meu trabalho e para agendar uma sessão gratuita de coaching de carreira comigo.


884 visualizações0 comentário
bottom of page