top of page

27 cidades, 12 países e 18 escritórios em apenas 1 ano - O que aprender com essa experiência?

Atualizado: 16 de mai. de 2020


Tudo isso aconteceu em 2018. O cenário pedia mudanças, era bem claro! Eu só não fazia ideia de quão radicais elas seriam...

Pensa em uma pessoa que sempre gostou das coisas mais tranquilas, de certa forma “assentadas” em seus lugares. Em alguém que sempre gostou de planejar, de pensar e de agir dentro deste contexto. Agir dentro da organização.

Então, essa sou eu. Ou melhor, era.

Depois de vários anos no ambiente corporativo, estava acostumada a trabalhar na minha baia, participar de reuniões e funcionar dentro desse cenário estruturado. Mas, depois da minha Transição de Carreira de Engenheira para Coach comecei a alugar meus espaços de trabalho e, em seguida, a atender de forma online a pedidos de clientes que estavam mais distantes. Esse processo se iniciou em 2016.

De repente, me deparei com uma realidade de trabalho completamente diferente e flexível.

Foi então que, em 2018, surgiu a ideia de unir essa disponibilidade com a possibilidade de viver a cultura de outros locais e aprender com tudo isso. Entender a visão de carreira em outras cidades e países, conhecer pessoas com uma bagagem completamente diferente, sentir um pouco dessa diversidade na pele para agregar no meu desenvolvimento pessoal, no meu desenvolvimento profissional e no desenvolvimento dos meus clientes. Esses foram meus objetivos nessa jornada. Só não esperava que os ganhos iriam muito além, gerando a minha própria transformação.

No primeiro semestre foram viagens de 1 mês pelo Brasil e no segundo foram viagens pela Europa.

Foram muitos desafios vividos que passaram desde mala extraviada, furto de bens no carro até a realização do sonho de conhecer a Islândia.

Poderia escrever horas e horas sobre essas aventuras, mas neste artigo vou focar em dois dos maiores aprendizados:

  1. Simplificar planos os tornam reais;

  2. Existem coisas incríveis fora da zona de conforto.

Digo isso porque toda essa construção foi sendo feita ao longo do caminho, as viagens, os destinos, as condições, tudo foi sendo definido conforme ia acontecendo. Se eu quisesse tudo perfeitamente planejado, com as condições muito bem definidas eu não teria vivido nem a metade de tudo isso! Talvez não tivesse nem a coragem de planejar 12 países, 27 cidades e 18 escritórios em 1 ano porque seria ousado demais.

Quebrar nossos próprios padrões e nos permitir viver o novo, sem julgar, nos leva a um patamar diferenciado. Amplia nossa mentalidade de uma maneira que ela não volta a caber no mesmo lugar depois.

Estou compartilhando um pouquinho desses aprendizados aqui para que você possa se inspirar e pensar em algumas coisas:

- Quais são as oportunidades únicas que você poderia aproveitar agora?

- Como isso faria diferença na sua vida, no seu futuro?

- Como essas oportunidades se conectam com a sua visão de longo prazo?

- Quais são as dificuldades que você mesmo tem colocado nos seus planos, nos seus sonhos?

- O que prova que elas são reais?

- Você já testou? Já viveu?

- De quantas formas diferentes?

Se as dificuldades forem reais, ouse enfrentá-las inovando e flexibilizando. Sinta esse gostinho de fazer diferente e perceber como você reage a isso!

Muitas vezes colocamos restrições que nós podemos superar. Vencer isso é bom demais! Ouse sair da sua zona de conforto: testar, errar, corrigir e começar de novo até acertar! Esse é o caminho. Não é nem certo nem errado é simplesmente assim que se aprende e se constrói, vivendo!

O que você pode começar a fazer agora que já mostra um pequeno passo rumo aos seus planos? Ouse colocar em ação!

Em janeiro de 2018, eu não tinha noção de que em novembro do mesmo ano estaria em Londres e teria passado por tantas situações incríveis, desafiadoras, encantadoras e nem que teria conhecido pessoas maravilhosas nesse caminho! Mas à medida em que as coisas foram acontecendo, eu fui sentindo e me permitindo viver aquela nova realidade! Entendi minhas próprias restrições e escolhi me desfazer delas. De repente, um universo inteiro de possibilidades se abriu.

Dê o seu primeiro passo! Isso muda tudo e um horizonte novo se abre. Dê mais um passo, de novo tudo vai mudar e assim vamos seguindo... Esteja atento para perceber a transformação após cada aprendizado. Aprenda e se desenvolva com isso! É sobre a jornada, essa é a melhor parte! Pois, quando você menos esperar você estará lá e sentirá falta de toda a trajetória!

162 visualizações0 comentário
bottom of page