top of page

Coaching de Carreira: Como impactamos a sua vida profissional de forma positiva

Atualizado: 16 de mai. de 2020


coaching-de-carreira


O que pode ajudar a alcançar minhas metas profissionais? Como posso tomar uma atitude mais pró-ativa na minha organização? Ou como consigo me destacar em um mercado de trabalho tão sucateado? Se você já se fez algumas dessas perguntas este artigo é para você. Afinal, as empresas e organizações sofreram ligeiras mudanças de alguns anos para cá e, cabe aos profissionais, buscarem se reinventar ou agregar ainda mais valor a esses ambientes.


Essa é uma das vertentes do Coaching de Carreira: através de métodos e ferramentas importantes, busca desenvolver a alta performance profissional, com foco nas características pessoais e de comportamento de cada pessoa.


Basta fazer uma pequena análise do tempo cronológico dos acontecimentos para entendermos todas as mudanças de mercado. Até os anos 80, quem ditava as regras de como agir, comporta-se ou desenvolver-se no ambiente corporativo eram as próprias empresas. Tudo girava em torno da instituição, em como cada profissional poderia ser mais ativo em cargos específicos para a sua atuação. Não se tratavam de pessoas, mas de números para a empresa. Anos mais tarde, algumas marcas ganharam destaque no mercado por enaltecerem o que os funcionários poderiam agregar de maior valor às organizações. Ali estava o começo dos ensinamentos do Coaching de Carreira. Profissional com perfil mais empreendedor, com visão diferenciada do negócio e com alta capacidade de comunicação e relacionamento com os demais colaboradores e gestores. Nesta nova fase, o profissional largou a vertente de ser somente um recurso do negócio para se tornar um verdadeiro parceiro da empresa.


Aqui nasce uma verdade: o mercado mudou rapidamente, mas muitos profissionais não estão preparados para assumir tamanha responsabilidade e representatividade dentro das corporações. Não sabem por onde começar, não possuem referências e pouco entendem desta nova configuração. É baseado neste tipo de problemática, por exemplo, que nasce a necessidade de busca por um Coach de Carreira. Dentre muitas atribuições, esse profissional estimula a confiança e o desenvolvimento de uma postura diferenciada perante aos líderes de equipes e empresas, junto da habilidade inigualável de comunicação com todos estes, bem como das tomadas de decisão.


Com as mudanças do mercado de trabalho e na forma de atuar dos profissionais, o Coaching de Carreira se tornou essencial nestas novas configurações, dando embasamento para definição de metas e objetivos profissionais, com estratégias contundentes para aplicação num curto espaço de tempo. O Coaching de Carreira faz uso de algumas técnicas que são chave para ajudar a definir pontos a serem trabalhados, conforme objetivo de cada pessoa: como lidar com os medos, tirando o proveito necessário desta experiência e realizar atividades que antes eram impossíveis pode ser um exemplo.


O Processo de Coaching de Carreira acontece no formato de sessões semanais ou quinzenais, onde ferramentas serão realizadas e tarefas serão definidas. Estas devem ser cumpridas até o próximo encontro e perduram da melhor forma para que o objetivo inicial de quem recebe as orientações seja alcançado. Melhorar o desempenho profissional, autopromover na carreira, facilitar a comunicação e as relações interpessoais, lidar com equipes de diferentes portes e necessidades são habilidades que podem ser desenvolvidas de uma forma mais otimizada através das técnicas de Coaching profissional.


Se você busca orientações de uma Coach de Carreira com certificações, experiência e conhecimentos técnicos para diferentes casos, agende uma sessão gratuita através do site e veja os resultados.

87 visualizações0 comentário
bottom of page