top of page

(Des)Construindo Ciclos em 2018

Atualizado: 16 de mai. de 2020


A todo momento estamos encerrando e iniciando novos ciclos. Sejam curtos como o ciclo de um dia ou mais longos como o ciclo de um ano. Sejam sobre relacionamentos ou sobre aprendizados. Da saúde ao trabalho, o tempo todo estamos encerrando e iniciando ciclos. A nossa própria vida é um ciclo.

Nesse fim de ano, proponho a reflexão sobre quais ciclos você decide encerrar junto com 2017 e quais você pretende manter ou iniciar em 2018.

Podemos estar falando de hábitos pessoais como alimentação, pensamentos, estudos, hobbies e tantas outras coisas que você pode querer realizar no aspecto profissional também.

  • O que hoje você faz que não agrega mais na sua vida e pode ser, assim como 2017, um ciclo a ser encerrado?

  • Quais atitudes têm mantido você no mesmo lugar e limitado o seu crescimento e evolução?

  • Quais os sentimentos e pensamentos que você sabe que te fazem mal e devem ser modificados?

Liste em um papel ou no celular, quais são esses ciclos que merecem ser encerrados e tome consciência do porquê que eles não precisam seguir com você para o próximo ano. Faça uma grande limpeza removendo os ciclos e as coisas que não fazem mais sentido manter com você. Abra espaço para o novo e para a renovação. Você inclusive pode fazer isso com objetos físicos, doando o que já não te serve e jogando fora o que de fato não tem utilidade.

Por outro lado, vamos elencar também o que vale a pena agregar, somar e construir a partir daqui.

  • Quais são os novos hábitos que você deseja começar a incluir na sua rotina?

  • Quais são os ciclos que você quer iniciar?

  • Existe algum aprendizado, hobby, esporte, leitura que você quer fazer?

  • Quais os pensamentos e atitudes que você quer passar a ter?

  • Pense além, o que você sabe que fará diferença na sua vida e pode ter o ciclo iniciado?

É muito importante ter em mente que ao se propor algo novo devemos estar atentos às nossas resistências pessoais e as famosas desculpas que podem aparecer ao longo desse caminho. Portanto, para evitar de cairmos nas nossas próprias armadilhas mentais, é necessário dar passos que possam ser alcançados e que respeitem a realidade individual. Além disso, está tudo bem se por um dia você não seguir exatamente o que estabeleceu, você tem o dia seguinte para recomeçar.

Não se critique demais! Seja gentil consigo mesmo! Apenas levante, sacuda a poeira e continue! Aos poucos os ciclos vão sendo incorporados na rotina e fica mais automático e fácil mantê-los.

O processo de criação de novos ciclos é uma construção que requer nossa paciência e empatia com nós mesmos. Terão dias mais fáceis e dias mais difíceis e, se aceitarmos isso desde o princípio, essa construção será mais tranquila.

Algumas reflexões que podem ajudar ainda mais a construir esse novo caminho são:

  • Se você quer uma vida mais saudável, qual pequeno primeiro passo que você pode dar para construir essa ponte que te levará até lá e dar início a esse ciclo?

  • Se você quer ser mais positivo ou otimista, quais pensamentos que merecem ter o seu ciclo concluído com objetivo de dar espaço para novos horizontes?

  • Se for uma transição de carreira ou uma promoção no trabalho, quais as atitudes ou primeiros passos para começar a se mover nessa direção?

Anote no papel. Desenhe, escreva, rabisque a ponte para o futuro que você deseja. Quais pilares sustentam esse futuro?

Infelizmente, muitas vezes desistimos de sonhos e desejos por medo ou por pensar que é difícil demais. Por experiência própria, posso dizer que cada passo, por menor e mais simples que seja, tira você do lugar em que se encontra e abre pouco a pouco um mundo de possibilidades.

Como em uma viagem de carro, onde só enxergamos poucos metros à frente e vamos conhecendo os detalhes do caminho conforme vamos passando, a vida também é assim, precisamos dar um passo para frente para ver alguns metros mais longe.

Espero que esse texto e essas reflexões incentivem você a iniciar um 2018 com novos ciclos! Ciclos virtuosos que levarão você ao futuro que deseja!

Caso fique difícil ou confuso fazer esse planejamento sozinho, conte comigo para ajudar você! Ou apenas compartilhe comigo as suas impressões e descobertas! Vou adorar participar desse momento!

Passo a passo, pouco a pouco vá conhecendo os detalhes da sua estrada conforme caminha.

E, lembre-se: está tudo bem! Levanta, sacode a poeira e continua!

Meus votos de um 2018 cheio de realizações, sorrisos e novos ciclos!

Deixe seu email no meu site para que você sempre receba dicas e artigos de autodesenvolvimento, carreira e liderança, assim você ficará sempre atualizado!

44 visualizações0 comentário
bottom of page