top of page

Análise Comportamental, pra quê?

Atualizado: 16 de mai. de 2020


Quebra-cabeça

Cada pessoa é um universo totalmente diferente. Ok! Sabemos disso na teoria, mas por que soa tão difícil ou hesitamos tanto em colocar essa máxima em prática nos trabalhos em equipe ou até mesmo dentro das nossas famílias? Enquanto algumas pessoas combinam tanto com a gente, outras parecem ser impossíveis de se relacionar.

Diversos fatores contribuem para essa dificuldade e desconhecer os perfis comportamentais é, com certeza, um deles! Vou explicar o porquê...

Primeiro, porque ao entendermos o nosso perfil comportamental passamos a ter clareza de algumas questões pessoais, como:

  • Nossos pontos fortes e características pessoais mais marcantes;

  • Nossos medos e nosso “calcanhar de Aquiles”;

  • Entendimento da razão pela qual determinadas atitudes incomodam tanto.


Segundo, porque quando passamos a observar as pessoas ao nosso redor entendendo que nelas existem perfis comportamentais dominantes, que podem ser iguais ou diferentes do nosso, a nossa perspectiva muda radicalmente.

O que acontece é que ao invés de apenas ficarmos incomodados com a postura e/ou presença do outro, passamos a observá-lo diante da ótica daquele perfil. Muda-se o ponto de vista do pessoal para o ponto de vista de observador do perfil comportamental e dessa forma os relacionamentos pessoais e profissionais atingem outro patamar!

É a tomada de consciência de que existem perfis mais voltados para planejamento, execução, comunicação, análise e outros. Além disso, é saber que todo perfil possui pontos fortes e pontos fracos, características a serem reforçadas (seu diferencial) e aquelas a serem desenvolvidas (para minimizar os impactos).

Além dos dois pontos ressaltados, há ainda um terceiro aspecto que é entender como combinar perfis de forma a otimizar equipes e aproveitar o talento de cada um da melhor forma!

Termino esse artigo deixando a mensagem que ter consciência do próprio perfil comportamental, se autoconhecer e autodesenvolver são alguns dos passos que nos levam além, pois permitem que sejamos capazes de lidar com o nosso melhor e nosso pior com clareza e sem dor, utilizando tudo a nosso favor.

96 visualizações0 comentário
bottom of page